De 9 a 13 de junho o Amazing Foods Brazil realiza o Road Show Amazing Foods Brazil, nas cidades de Recife, Olinda e São Paulo. O Projeto Setorial foi criado pela ABIMAPI (Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados) em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). A atividade ainda conta com o apoio das instituições FIEPA (Federação das Indústrias do Estado do Pará), FIEPE (Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco), ADEPE (Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco), Escritórios ApexBrasil no Norte e Nordeste, CNI (Confederação Nacional das Indústrias), Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), Secretária de Estado do Pará e SDEC (Secretaria de Desenvolvimento Econômico) de Pernambuco.
O evento tem como objetivo conectar produtores brasileiros a compradores internacionais e foram convidados 11 profissionais da Arábia Saudita, Canadá, Chile, China, Colômbia, México e Peru. Para atender os compradores internacionais, o Amazing Foods Brazil reunirá 40 empresas, sendo 20 integrantes do projeto setorial: Alimentos Wilson; Belive; Bellamazon; Bifum; Bio2; Cacau Foods; Canaã; Coopercuc; Cory; Cuíca; Dauper; Fhom; Fruta Pluss; Germanos; Hoa Brasil; Horta Da Terra; Itamaraty; Jucarepa; Kobber; Lightsweet; M Dias Branco; Mexidona; Nazinha; Nhami Mami; Nossa Fruta Brasil; Nucita; Ocrim; Pajuçara; Petruz; Positive Co; Sabor Da Casa; Sorvetes Milet; Soul Brasil Cuisine; Suavipan; Terramazonia; Valli Export; Vapza; Vero Brodo; Wasai Amazonas e Marilan.
A programação, que se inicia em Pernambuco, reforça o compromisso com as diretrizes da ApexBrasil, ampliando o número de indústrias exportadoras no Norte e Nordeste do País e promovendo a riqueza gastronômica local, incluindo bolos de rolo, farinhas e tapiocas, produtos autênticos que representam a diversidade e qualidade da culinária brasileira.
Em São Paulo, a programação empresarial traz uma série de encontros estratégicos. Além do Projeto Comprador, com reuniões de negócios, os participantes terão uma imersão na feira Naturaltech, referência no setor de produtos naturais, orgânicos e saudáveis. Também estão previstas visitas aos estandes das empresas associadas ao Amazing Foods Brazil, proporcionando um panorama do setor alimentício brasileiro e suas oportunidades no cenário global.
Rodrigo Iglesias, diretor internacional da ABIMAPI e gerente do Projeto Setorial Amazing Foods Brazil, destaca o impacto da presença de compradores tão diversos no País:
O Brasil cada vez mais se consolida como referência mundial na indústria alimentícia com produtos de alto valor agregado. Receber compradores de mercados estratégicos na principal feira para América Latina de produtos naturais, orgânicos e para dietas alimentares restritivas, reforça o pioneirismo de nossa indústria refletida sob o projeto Amazing Foods Brazil na internacionalização do setor. Estamos contribuindo para posicionar nosso país na vanguarda da alimentação global com inovação, segurança, reconhecimento e padrões certificados."
Sobre o Amazing Foods Brazil
Em 2025 o Abimapi International passa a se chamar Amazing Foods Brazil. Criado pela ABIMAPI (Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados) em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), o projeto setorial apresentou seu rebranding ao mercado, resultado de um extenso estudo que adequou a marca aos novos desafios do projeto setorial. A ação envolveu os executivos e executivas das áreas relacionadas à exportação das empresas participantes do Comitê Gestor do Amazing Food Brazil.
O Amazing Foods Brazil tem o objetivo de criar oportunidades e ampliar o acesso de empresas brasileiras pequenas, médias e grandes (de todos os níveis de experiências) ao mercado internacional da área de alimentos.
Sobre a ABIMAPI
Uma das maiores associações alimentícias do País, a ABIMAPI representa 104 empresas que detêm cerca de 80% do setor e geram mais de 100 mil empregos diretos. Só no Brasil, responde por um terço do consumo nacional de farinha de trigo. Como interlocutora junto ao governo, à mídia, a pesquisadores e às demais entidades, sua missão é fortalecer e consolidar as categorias de biscoito, macarrão, pão e bolo industrializados nos cenários nacional e internacional. Em parceria com a ApexBrasil, a associação possui programa de fomento à promoção internacional de produtos alimentícios, contribuindo para a cultura exportadora com bens de consumo para atendimento da população pelo mundo.
Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.
A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.